top of page
Buscar
  • Foto do escritorPedro Henrique Calmeto Schetine

3 verdades sobre inventário que você precisa saber!

Atualizado: 25 de abr. de 2022




Olá! Tudo bem? Meu nome é Pedro Henrique Calmeto Schetine, sou advogado do Direito Imobiliário e hoje eu vim te contar 3 verdades sobre o inventário!


A primeira verdade é que o inventário não é barato, sim, você precisa pagar imposto (atualmente no RJ, o imposto que incide no inventário é de no mínimo 4,5% do patrimônio), certidões, custas e os honorários do advogado.


A segunda verdade é que na Justiça, salvo se for por arrolamento, vai demorar muito, já vi inventário durar 5 anos na Justiça, e se você procurar vai encontrar inventários muito mais longos, talvez até maiores de idade (com mais de 18 anos) – mas devido a situações específicas que geram demora, tanto tempo assim não é normal, mas o exemplo dos 5 anos, te digo era um caso sem grandes complicações.


De outro lado, em Cartório já vi inventário começar e terminar em 4 meses! Se você quer velocidade sem perder qualidade, o Cartório é o seu lugar para fazer o inventário, mas não é em todos os casos que é possível fazer o inventário em Cartório, se houver interesses de crianças e adolescentes, por exemplo, não será possível.


A terceira verdade é que tem como se livrar do inventário, e esse é o melhor caminho, evita brigas entre os herdeiros e também evita a perda de bens, muitas vezes herdeiros precisam vender imóveis do espólio para custear todas as despesas do inventário.


Mas como se livrar do inventário? A forma de fazer isso é partilhando o patrimônio da família em vida, através de Doações ou da instituição de Sistema de Holding Familiar, eu tenho outro texto/artigo aqui no Blog onde eu explico mais sobre isso, clique aqui para ler.


Vou deixar uma quarta verdade de bônus, se o seu familiar faleceu e deixou bens, o inventário é obrigatório, e não demore pra abrir, se já passou de 60 dias do óbito, sinto de informar que vai incidir uma multa de 10% sobre o valor a pagar de imposto, além de outros encargos. Eu tenho outro texto aqui sobre quando deve ser aberto o inventário, se quiser ler clique aqui.


Ficou com alguma dúvida, fique à vontade para perguntar no e-mail calmetoschetine@gmail.com .


Até o próximo texto,


Pedro Henrique Calmeto Schetine

Advogado especialista em Direito Imobiliário

OAB/RJ 172.280

30 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page