top of page
Buscar
  • Foto do escritorPedro Henrique Calmeto Schetine

Porque o processo de inventário é tão caro!? Tem como fazer o inventário e economizar de alguma!?



Uma coisa que incomoda todo mundo na hora de fazer o inventário: É CARO!


No final das contas, o inventário realmente não sai barato. Você achando caro ou não, está aí a realidade:

  • ITCMD (imposto) a ser pago;

  • Custas processuais e/ou cartorárias;

  • Honorários do Advogado;

  • Certidões;

  • Cópias autenticadas;

  • Multa, juros e correção, a depender da situação.


Já te mostrei porque é o inventário é um processo que sai caro, porque são muitas despesas diferentes, mas TEM COMO ECONOMIZAR FAZENDO O INVENTÁRIO!


O primeiro passo pra economizar é ABRIR O INVENTÁRIO NO PRAZO LEGAL (2 meses a contar do óbito), porque se você deixar o prazo passar já vai ganhar de presente uma multa de 10%, além de juros e correção.


O segundo passo pra economizar (indiretamente) é fazer o PARCELAMENTO SEM JUROS, isso mesmo! Aqui no RJ é possível parcelar o ITCMD em até 4X SEM JUROS nem correção! Se não for possível pra você fazer dessa forma, houve alteração recente na Lei do ITCMD (Lei 7.174/2015) aqui do RJ, passou a permitir o parcelamento em até 48X com correção monetária anual de acordo com a variação da UFIR.


O terceiro passo pra economizar, não dinheiro, mas sim tempo, é fazer o inventário EM CARTÓRIO, de forma EXTRAJUDICIAL, você vai concluir o procedimento bem mais rápido!


Procure um Advogado Especialista, o Inventário PRECISA ser feito, a lei manda que seja feito! E deve ser feito de maneira adequada, de forma a não gerar mais custos para o cliente. Erros no procedimento podem custar caro.


Se possui alguma dúvida, fique à vontade para enviar por e-mail calmetoschetine@gmail.com ou contatar da forma que preferir.


Até o próximo texto,


Pedro Henrique Calmeto Schetine

Advogado Especialista em Direito Imobiliário, com ênfase em Partilha de bens e Negociações.

39 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page